@per_sonne People must start to choose their communication apps/platforms carefully! They should always do that!
@_marco_ Eu, desde que as big techs começaram a meter o bedelho onde não são chamadas que só uso apps/software que me garante a preservação máxima da minha privacidade. Pode haver alguma falha, mas o desenho do software não é para fazer espionagem não consentida: Briar, Element, XMPP, Jami, etc. Passei pelo Signal, mas coloquei-o de lado. Uma app de comunicação não precisa de divulgar/saber o meu número de telefone para coisa alguma!
@marco@masto.pt não vamos porque a vasta maioria das pessoas não consegue desenvolver uma app desse tipo (quero dizer, para seu uso). O problema da lei #ChatControl de que fala o Per Sonne é ter medidas para obrigar as empresas que fornecem comunicações encriptadas de extremo a extremo a enfraquecer a encriptação, colocar backdoors, etc. :-(
@joao @per_sonne
@paulasimoes Não acredito que consigam obrigar todas as empresas a fazer isso. A Internet é pródiga em exemplos de formas de dar a volta a essas proibições… Por mais que tentem, haverá sempre resistência, tal como IRL.
@joao @per_sonne the thing is that if this is approved, all apps/platforms must implement this or be illegal in Europe.
@DiogoConstantino I know! But I’d love to see they succeed in trying to police everybody’s smartphone!
@paulasimoes @_marco_ @joao @per_sonne é claro que a maioria das pessoas não consegue desenvolver isso, aliás a maioria dos developers não consegue, mas isso não quer dizer que elas não vão estar disponíveis para muitas pessoas, tal como muita outra coisa está disponível na Internet.
Não quer dizer que sejam distribuídas por meios lícitos.
O problema é outro com maior nuance.
@paulasimoes @_marco_ @joao @per_sonne
O problema é da reduzida acessibilidade para a maioria dos cidadãos que só quer comunicações seguras, ao mesmo tempo que haverá não só posterior criminalização da sua utilização, como continuará a haver facilidade de acesso para os criminosos determinados e com educação digital básica.
@DiogoConstantino Meios lícitos que violam direitos humanos fundamentais… Contem comigo! Esses não serão, efectivamente, ilícitos?!
@joao @paulasimoes proíbir é muitio fácil, quase todos os exemplos dessas formas de dar a volta a leis são ilegais apesar de quem o faz dizer que não (são ignorantes e acham que somos todos parvos).
@joao Most people already don't have control over their smartphones. If you have a smartphone, with Android or iPhone, Google and Apple are already the ones in control, and can definitively know and control which apps you run. It would not be a big step further to make a new law forcing them to prevent you from running unauthorized apps
@joao são, mas isso nunca impediu que os poderosos deixassem de tentar fazer que com fosse ainda assim o que é feito, até alguém os impedir.
@DiogoConstantino Desculpa a demora na resposta. Longos dias, ontem e hoje! A questão é que, IMHO, as pessoas nem se preocupam com a segurança das suas comunicações.
@joao A generalidade das pessoas não tem educação e informação suficiente para entenderem o tema neste contexto. Daí que falar sobre o que a generalidade das pessoas faz, ou deixa de fazer é pouco relevante.
@DiogoConstantino Pois, é a legalidade originada na minoria “democrática” que governa quem os colocou no poder e não os comissionou para meterem o bedelho na sua intimidade. Não acho que eles achem que os outros são parvos (alguns acharão), acho é que não querem saber. Eu garanto-te que, se me quiserem escutar as conversas, eu farei tudo o possível para lhes dificultar a vida! 🤣
@DiogoConstantino Pois é. Infelizmente é verdade. E não estamos a ensinar grande coisa aos nossos jovens, infelizmente.